Descubra para que serve cal na fossa séptica e como fazer

Você vai descobrir neste artigo para que serve cal na fossa séptica.

Nos locais onde não há sistema de tratamento de esgoto, a fossa séptica se mostra um sistema indispensável. A fossa é utilizada para realizar a coleta e o tratamento de efluentes e dejetos de residências e empresas, áreas industriais e comerciais. Apesar de ser considerado um sistema meio rústico, a fossa séptica é muito complexa e até mesmo moderna, ela conta com processos ligados à gravidade e a reações biológicas para realizar a limpeza e o tratamento do esgoto. Muitas vezes, na hora da limpeza, é usado cal na fossa séptica, mas acredito que você não deve saber para que serve a cal!

A Maestro Desentupidora em Porto Alegre, especialista em desentupimento de fossa, tem profissionais treinados para realizar esse tipo de serviço sem danificar ou obstruir alguma coisa, além de equipamentos de alta performance para eficiência e segurança. O desentupimento da fossa deve sempre ser feita de maneira certa e com a periodicidade necessária.

Vale lembrar que essa é uma questão de saúde pública e de preservação do meio ambiente, já que a limpeza feita de forma errada vai prejudicar o meio ambiente, prejudicar as residências próximas e até trazer doenças com insetos que serão atraídos pelo mau cheiro.

A cal virgem (ou cal viva), é muito usada na limpeza de fossas, porém, antes de falar sobre a cal para limpeza de fossas, é preciso entender um pouco e de forma sucinta como uma fossa funciona.

Os sistemas sépticos operam através do princípio da digestão anaeróbia, realizada por bactérias. Ao coletar os dejetos sólidos e depois de um processo de decantação, as bactérias começam a digerir os sólidos da fossa.

A partir desse ponto o lodo sedimenta no fundo da fossa e a escuma sobe para a superfície como um líquido. Tanto o líquido quanto o lodo deve ser limpos. É recomendado uma verificação de nível de lodo pelo menos uma vez por ano.

Cal na fossa séptica – Fazendo a limpeza de Fossa prática

A fossa precisa ser limpa através de um procedimento que deve ser realizado com cuidado devido à complexidade do processo. Geralmente, a limpeza é realizada por empresas de limpa-fossa, e isso é importante, pois a limpeza de fossa amadora oferece riscos para o sistema e também para quem estiver limpando a fossa.

O primeiro procedimento a ser realizado durante a limpeza é abrir todas as tampas para liberação de gases. Esse é um momento de atenção. Não se deve usar nenhum tipo de chama ou fumar cigarros durante a abertura de uma fossa séptica. Os gases presos dentro da fossa podem entrar em combustão, causando uma forte explosão.

O mesmo serve para a hora de usar cal para limpeza da fossa séptica, já que a cal virgem em contato com a água libera calor e também pode criar uma reação de combustão. Por isso nunca coloque cal na fossa séptica antes de ter certeza que os gases foram liberados completamente.

Com os gases liberados, é necessário usar um sistema de sucção para fazer a limpeza dos dejetos líquidos e sólidos. Esse sistema de sucção é encontrado em caminhões limpa fossa. As paredes da fossa também precisam ser limpas com o auxílio de ferramentas para a raspagem de dejetos, se necessário.

Agora está na hora de colocar a cal na fossa séptica

A cal é usada na limpeza da fossa séptica depois dos procedimentos que descrevemos logo acima. O elemento é usado para uma higienização completa. Mas cuidado! Por ser uma substância química com reação violenta em contato com a água, é necessário usar os EPI necessários. Manusear cal virgem para limpeza de fossa sem os equipamentos de proteção pode causar queimaduras químicas graves e danos aos olhos.

A cal é usada para uma solução cáustica que irá dissolver e eliminar a sujeira encontrada nos compartimentos da Fossa Séptica, Poço e Sumidouro. A mistura é feita com a diluição de 1 quilo de cal virgem, para cada 20 litros de água. Na falta da cal, pode ser utilizado soda cáustica (NaOH) comercial a 1 litro de soda para 20 litros de água.

Com a solução pronta, é necessário pulverizar todo o interior dos compartimentos, paredes, fundo e laje de cobertura com a solução cáustica, de forma a inativar todos os agentes microbiológicos e parasitas presentes na estrutura.

A partir desse momento, a limpeza pode continuar com o soterramento de acordo com o tipo de fossa.

Como podemos ver, a cal é importante na hora da limpeza de fossa em Porto Alegre. Apenas através do seu uso é possível garantir a limpeza final completa. Mas vale lembrar mais uma vez que a cal causa reações químicas que podem ser nocivas e a limpeza da fossa é um procedimento complicado e complexo! Por isso, conte sempre com uma empresa profissional!

Para uma limpeza de fossa seguro e bem completo na hora de usar a cal na fossa séptica, conte com a Construsul Desentupidora de Fossa em Porto Alegre Temos profissionais treinados para os principais procedimentos relacionados a esses sistemas e os equipamentos mais atualizados do mercado!

Nos nossos mais de 20 anos de experiência sempre nos esforçamos para garantir qualidade toda a segurança necessária para a garantia de um serviço eficiente.