Empresas desentupidora precisam está correta perante a legislação

Apesar de não parecer, o serviço de desentupimento de fossa é bastante trabalhoso e complicado e que exige uma rigorosa conduta por parte da empresa responsável pela manutenção.

O sistema de coleta de dejetos por fossa é relativamente comum.

Ele é usado principalmente em zonas rurais, bairros e cidades afastadas e por indústrias longe de sistemas de tratamento de esgoto.

Sua função é substituir o sistema de esgoto tradicional sem prejudicar a natureza e os recursos naturais.

Existe uma série de normas que regulamentam como essas fossas devem ser construídas, manuseadas, mantidas e limpas. Entre essas normas estão a NBR 8160:1999, focada em instalações prediais.

Por mais que pareça, limpar uma fossa não consiste em apenas enfiar um tubo dentro dela e sugar o que está lá dentro e depois jogar em qualquer lugar.

Para entender a importância da legislação na limpeza da fossa, vamos primeiro entender como funciona uma dessas fossas.

Como funciona a fossa séptica

De forma bem sucinta:

A fossa funciona em quatro etapas distintas:

  • Retenção do esgoto: A primeira etapa consiste na coleta e retenção de todo o esgoto gerado por uma residência ou empresa;
  • Decantação: Esse processo tem início junto com a primeira etapa. Nessa parte todos os dejetos guardados dentro da fossa passam a ser sedimentados formando uma substância chamada de lodo. As partes sólidas que não são sedimentados (óleos, graxas e gorduras), fica no topo do lodo formando uma espuma (chamada de escuma);
  • Digestão Anaeróbia do lodo: Tanto o lodo quanto a escuma são atacados por bactérias anaeróbias. Esse processo regula os químicos dos dejetos, retira os gases e diminui as características nocivas o esgoto.
  • Remoção dos dejetos: Depois de todo o processo realizado dentro da fossa, é necessário realizar a limpeza da fossa. Os dejetos devem ser removidos por uma empresa profissional e que siga a legislação à risca e acompanha todas as normas para a atividade.

Esse é o processo básico do tratamento que começa coma a retenção do esgoto e acaba com a limpeza de fossa.

Porque a limpeza de fossa precisa estar de acordo com a legislação

Já imaginou todo o trabalho para a construção de uma fossa e a manutenção para que ela funcione bem direitinho. Só que na hora de limpar a empresa que realiza o serviço apenas joga todo o dejeto em um rio qualquer?

Não faria nem sentido possuir a fossa, não é mesmo?

As normas de regulamentação da limpeza de fossa não têm como objetivo atrapalhar ou encarecer os serviços de empresas.

A legislação trata com muito cuidado quais são as regras impostas para o descarte dos restos derivados da limpeza de fossa.

Essa exigência toda tem como objetivo cuidar do nosso meio ambiente.

Entre as principais regras estão a determinação de que nem a fossa, nem a limpeza dela pode:

  • Causar a poluição de mananciais de abastecimento doméstico;
  • Alterar as condições de vida da fauna e flora aquática;
  • Prejudicar as condições de turismo, recreio, lazer ou esporte de um local;
  • Poluir águas subterrâneas, lagoas, lagos ou cursos d’água.

Fossas que não cumprem essas diretrizes são lacradas. Já as empresas que não estão dentro das normas são multadas pelo órgão responsável pela fiscalização (A CETESB, no caso de São Paulo).

Tudo isso para evitar o descarte ilegal dos dejetos das limpezas de fossas.

O descarte incorreto pode representar um grave risco para o meio ambiente, para os recursos de água e principalmente para a saúde humana.

Confie apenas nas empresas legalizadas de Desentupidora de Fossa em Porto Alegre.

Sempre que for contratar um serviço de limpeza de fossa contrate uma empresa legalizada e que sigam essas normas.

A nossa natureza é frágil e precisa de cuidados. As empresas legalizadas se preocupam com isso e procuram minimizar o máximo possível os danos que causamos no meio ambiente.

Nossa empresa está compromissada com a qualidade de vida de todos os nossos clientes e do nosso meio ambiente, por isso seguimos todas as regras e normas, por respeito ao nosso planeta.

Quer conhecer nossos serviços? Entre em contato connosco e saiba que está contratando uma empresa profissional e eficiente que respeita todos os seus consumidores.