O líquido da Fossa Séptica pode ser utilizado como Adubo

Você sabia que mais da metade da população brasileira não tem acesso à rede de esgoto? Na maioria destes lugares, os moradores precisam utilizar as fossas sépticas ou fossas secas, mas o que poucas pessoas sabem é que a primeira opção é produtora de um excelente adubo natural.

Algumas fossas sépticas, as chamadas biodigestoras, além de proteger a região em que está instalada e preservar os lençóis freáticos, são excelentes formas de ter adubo orgânico e água para uso indireto, como lavar quintal.

Essas fossas funcionam um pouco diferente das tradicionais. Elas são compostas por três caixas d’água. Na primeira, é depositado todo os dejetos do imóvel. Ele faz a fermentação e elimina boa parte dos responsáveis por doenças.

Conforme a caixa enche, o líquido é transferido para a segunda, onde continua o processo de fermentação e remove o restante das bactérias e microorganismos responsáveis por doenças e poluição.

Como na fase anterior, esta caixa também enche até depositar o líquido na seguinte. Quando chega na terceira fase, a água já está limpa e pronta para ser utilizada. Vale lembrar que não para uso direto.

Em muitas regiões agrícolas, essa água é utilizada para regar plantações. Com vários nutrientes, ela se torna um excelente adubo natural e diminui os gastos com adubos químicos.

Uma alternativa para quem têm plantações e usa fossas biodigestivas é criar um sistema de irrigação subterrâneo automático. Assim, é muito mais prático utilizar todos estes nutrientes.

O lodo da fossa séptica

É normal algumas pessoas associarem o lodo da fossa séptica aos adubos orgânicos. Um erro comum, mas muito prejudicial. O lodo que fica no fundo da fossa é, na verdade, todo o material que as bactérias não conseguiram decompor.

Ou seja, esse material não deve voltar a natureza. Ali, estão muitas partículas que podem prejudicar toda a plantação e até mesmo matar as plantas.

Além disso, existe o risco de saúde às pessoas que consumirem as hortaliças adubadas com este material. Por isso, se deseja usar a fossa séptica como fonte de adubo natural, instale uma estrutura biodigestiva para desfrutar o máximo deste potencial.

A importância da limpeza com a Maestro Desentupidora

Adubo Fossa BiodigestoraA limpeza da fossa séptica é essencial para a manutenção da rede interna de esgoto. Quando ela está cheia, podem acontecer vários danos à saúde e o ambiente. Um destes problemas é a poluição do solo, prejudicando bastante o ambiente.

Muitas famílias que têm fossa séptica em casa vivem da agricultura familiar. Com um solo poluído e com estas dificuldades promovidas pelo transbordo do lodo, é difícil exercer a profissão.

Além disto, existe um problema para quem deseja utilizar a água da fossa séptica para a adubação. Sem uma limpeza rotineira, o excesso de lodo pode ser passado até a última caixa, que seria utilizada para o adubo, e contamina todo o líquido.

Por isso, mantenha a manutenção de sua fossa séptica sempre em dia.